Quem somos?

O que é Foca Play?


É uma plataforma de streaming grátis e colaborativa que tem por finalidade compartilhar e fomentar a cultura local, abrindo espaço à divulgação de produções do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e para produções de estúdios parceiros do país. A proposta engloba também produções autônomas que estejam em conformidade com as diretrizes culturais do departamento de jornalismo e que sejam de livre distribuição.


Quem é responsável pela ideia?

A administração e manutenção do site e o processo de divulgação das obras serão feitas pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A coordenação e supervisão dos trabalhos estará a cargo de Heryvelton Martins (acadêmico, idealizador da proposta), do professor Felipe Simão Pontes e dos demais professores supervisores do projeto.


Que conteúdos estarão disponíveis na plataforma?

Produção originais:


Pretende-se fazer a coleta e distribuição de boa parte dos documentários que foram apresentados como TCCs (Trabalho de conclusão do curso) no curso de jornalismo, bem como outras produções da Universidade Estadual de Ponta Grossa que se enquadrem na proposta deste projeto. A plataforma também contará com produções audiovisuais inéditas, ou seja, produções que trazem o selo “original Foca Play”, estando disponível gratuitamente apenas na plataforma.


Produções de terceiros:

Qualquer um pode submeter o seu filme ou série à plataforma, estando sujeito a decisão da própria Coordenação do projeto. A prioridade será para produções feitas no município de Ponta Grossa, com o objetivo de dar mais visibilidade aos artistas locais. No geral, todas as obras devem ser de distribuição gratuita via streaming, exceto para aquelas onde existe um acordo entre a plataforma e a detentora dos direitos autorais. Algumas produções originais ficarão disponíveis para download, através de um formulário de solicitação. A modalidade de disponibilização será discutida no grupo. Trata-se de um serviço totalmente gratuito, visto que é uma plataforma de livre acesso à comunidade.

As obras terão prazo de validade?

É importante salientar que todas as produções originais ficarão disponíveis por tempo indeterminado, sem limite de tempo ou exibições. Já em relação às produções de terceiros, isto dependerá do tipo de acordo firmado, ou do tipo de atribuição de direitos autorais cobrado


Conteúdos infantis estarão disponíveis?


Além de conteúdos focados no público adulto, pretende-se disponibilizar conteúdos infantis, como desenhos, filmes e séries que incentivem a criatividade, o processo de valorização cultural e educativo. Uma aba específica para este fim estará viabilizada na plataforma.

Como o Foca Play poderá incentivar a cultura local?


Com a disponibilização de conteúdos produzidos em território Ponta-grossense, a visibilidade de artistas da região irá ser afetada positivamente, ajudando, sobretudo, no reconhecimento da cultura e dos artistas locais. A plataforma também poderá realizar eventos de exposição de filmes para o público como o Foca Play Expo, de forma totalmente
gratuita.


A plataforma terá conteúdos “piratas”?


De forma alguma, o Foca Play como um todo terá a responsabilidade de oferecer apenas conteúdos legais, sem nenhum risco a espectadores, alunos, voluntários ou qualquer pessoa que utilize a plataforma. Argumenta-se que a cultura deve ser levada a todos, em conformidade com as leis e regras sociais. Para sobreviver sem conteúdos piratas, contaremos com a colaboração de terceiros, disponibilizando conteúdos em nossa plataforma ou ajudando da forma que for possível na viabilidade do site.

Qual o valor da assinatura?


A plataforma é aberta e sem custo ao usuário. O conteúdo estará disponível a todos, gratuitamente. A produção e manutenção do Foca Play serão realizadas colaborativamente por alunos, voluntários e pessoas da comunidade, sob a coordenação do Departamente de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pretende-se também envolver no projeto outros departamentos da UEPG como, por exemplo, o Departamento de Artes, História, Ciências Sociais e Estudos da Linguagem.