ESPECIAL DEMOCRACIA

Democracia Inabalada

57 minutos
Classificação:
Livre
Direção:
Guilherme Mello
Produção:
STF
Lançamento:
2023
Assistir mais tarde

Descrição:

Oito de janeiro de 2023. Uma data que ficou marcada na história brasileira por ataques violentos às sedes dos Três Poderes da República. Manifestantes invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, deixando um rastro de destruição ao patrimônio público, à nossa cultura.

Somente no STF, o prejuízo financeiro chegou a R$ 11,4 milhões. Ministros, servidores e colaboradores uniram esforços para reparar os danos físicos e imateriais causados à instância máxima do Judiciário brasileiro. O documentário “Democracia Inabalada” faz um resgate histórico dos atos antidemocráticos e mostra, com imagens inéditas, como ficou a sede do Supremo Tribunal Federal depois do ataque, como foi o trabalho de recuperação do prédio e a restauração das obras danificadas.

A rápida reação e o trabalho incansável das equipes permitiram que o Plenário da Corte estivesse pronto para o início do ano judiciário, apenas três semanas depois dos ataques. A equipe da TV Justiça conversou com a ministra presidente Rosa Weber, com todo o Colegiado da Corte, além de servidores, integrantes da polícia judicial, equipes de limpeza, infraestrutura, restauração e conservação.

Direção: Guilherme Mello
Fotografia: Betania Victor Veiga, Diogo Ramos, Guilherme Mello e João Paulo Procópio
Chefia: Tamyris Amaral
Reportagem: Priscila Rossiter
Produção: Bárbara de Alencar e Marcela Luiza

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe a produção:

EI! VOCÊ PRECISA SABER:
Em 8 de janeiro de 2023, uma multidão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiu e vandalizou as sedes dos Três Poderes (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal) em Brasília. O objetivo declarado era incitar um golpe militar para derrubar o governo democraticamente eleito de Luiz Inácio Lula da Silva e reinstalar Bolsonaro no poder. Os manifestantes questionavam o resultado das eleições e pediam intervenção militar. O evento foi amplamente condenado como um ataque à democracia brasileira e resultou em inúmeras prisões e investigações em andamento. O dia 8 de janeiro se tornou um marco na história recente do Brasil, gerando debates sobre extremismo político, desinformação e a importância de proteger as instituições democráticas.

Veja mais

Marcado para ver depois:

No bookmarked posts