Descrição:
O documentário registra a implementação da prática da Justiça Restaurativa no Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell du Vernay, em Ponta Grossa (PR). A iniciativa surgiu em 2014 a partir de duas professoras e com auxílio de representantes do poder Judiciário da cidade. A peça mostra como o Borell pacificou e renovou um espaço escolar marcado pela falta de diálogo, violência física e acesso às drogas.
Depoimentos explicam a formação dos círculos restaurativos, bem como os desafios e as sensações de se participar dessas práticas executadas no colégio. Trazer à tona essas diferentes experiências possibilita mostrar como uma escola antes marcada por conflitos pode se tornar um ambiente de paz.
Produção: Angelo Rocha
Direção: Angelo Rocha
Edição: Angelo Rocha
Trilha sonora: Fernando Bertani e Aline Garabeli
Realização: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Prefeitura de Ponta Grossa e Conselho Municipal de Políticas Culturais
Agradecimentos: Henrique Pontes, Genice Bratti, Paola Dambros, Rodrigo Pinto de Andrade, Professores do colégio Borell, Agentes 1 e 2 do colégio Borell, Alunos e alunas do colégio Borell, CEJUSC, Dra Laryssa Angélica Copack Muniz – Juíza de Direito, Dra Vanessa Harmuch Perez Erlich- Promotora de Justiça, Mariana Pisacco, Gláucia Orth, Paloma Machado Graf, Eliete Requerme de Campos, Erica Lemes, Kay Pranis, Fátima Di Bastiani e a todos que de alguma forma tem contribuído para a construção da Escola Restaurativa.
Extras:
A produção do documentário Borell, um colégio restaurativo foi selecionado pelo Edital 014/2019 – Apoio a Projetos de Cinema, Fotografia e Vídeo, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural