Descrição
Vinte anos depois do golpe de 1964, o documentário Jango refaz a trajetória política do presidente João Goulart, deposto nas primeiras horas do dia primeiro de abril daquele ano por uma junta militar. A partir de uma extensa pesquisa de arquivo que incorpora cinejornais da época, fotografias e manchetes de jornais, a obra percorre desde o início da carreira de João Goulart, passando pelos governos Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, até a sua morte, doze anos após ter deixado o país rumo ao exílio no Uruguai.
O filme examina a luta ideológica travada durante o governo Jango, onde a máquina de propaganda de setores da direita fez de Cuba, modelo para a esquerda, um pretexto para radicalizar do debate público, vendo em qualquer medida um sinal de comunização. Jango remonta a escalada de tensão de um governo marcado por forte oposição das classes dominantes, que levou a crises sucessivas desde os primeiros instantes após da renúncia de Jânio Quadros.
Por meio de depoimentos e textos em off, o filme relembra fatos decisivos, como o Comício da Central do Brasil, as marchas pedindo sua deposição, a revolta dos marinheiros e fuzileiros navais, os últimos dias do governo, primeiros instantes após o golpe e as tentativas de resistência ao golpe, avançando até a consolidação do governo Castello Branco.
Ficha Técnica:
Direção: Silvio Tendler
Fotografia Adicional: Edgar Moura / Nonato Estrela
Mixagem: Roberto Carvalho
Edição de Som: Francisco Sergio Moreira
Equipe de Produção: Maria Paula Araujo / Toninho Muricy / Sergyo Rocha
Montagem de Negativo: Reginalda dos Santos Rocha
Laboratório de Imagem: Lider
Laboratório de Som: Rob Filmes / Álamo
LaboratóriosTrucagens: Lynxfilm /
Animação e Apresentação: Prisma
Programação Visual: Tatiana Junod / Lula Vieira
Equipamento de câmera: Ultima Filmes
Agradecimentos Especiais: Caetano Veloso / Eduardo Chuahy
Musicas Cedida Pela EMI – ODEON:
Menino (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos): Uma canção icônica que evoca temas de infância, esperança e futuro, possivelmente usada no documentário para contrastar com a brutalidade da guerra ou para representar a inocência perdida.
Trem Mineiro (Wagner Tiso): Uma música instrumental que pode evocar a vastidão do Brasil e a jornada do país, talvez utilizada para contextualizar historicamente a guerra ou para criar uma atmosfera de nostalgia.
Enquanto seu lobo não vem (Caetano Veloso): Uma canção com nuances políticas e sociais, que pode ter sido usada para comentar o contexto político da época da guerra ou para ilustrar a ansiedade e a incerteza do período.
Temas Musicais de Milton Nascimento: A inclusão de outros temas musicais de Milton Nascimento sugere que sua obra teve um papel importante na trilha sonora, criando talvez uma atmosfera reflexiva e melancólica.
Abertura: Tema de Che Guevara (Versão de San Vicente): A escolha desta música para a abertura pode indicar que o documentário aborda a influência de movimentos revolucionários na Guerra Brasileira ou a participação de figuras como Che Guevara no conflito.
Tema Final – Músicos de Milton Nascimento: A música final, com a participação de vários músicos, pode ter sido criada especialmente para o documentário, buscando um encerramento impactante e memorável.
Temas Musicais de Wagner Tiso: A inclusão de “Noites Moscou” e “O Encouraçado Potemkin” sugere que o documentário pode explorar as relações entre a Guerra Brasileira e o contexto da Guerra Fria ou de revoluções internacionais.